http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/11/21/brasileiro-le-um-livro-por-ano-revela-pesquisa-914868096.asp
É claro que não vou ser romântico a ponto de fizer que fiquei abismado ao ler isto, não sou tão hipócrita assim, eu sei que, infelizmente, o brasileiro não têm o hábito de ler, porém me interpelo o porquê disto. Visto que uma boa leitura pode nos esclarecer, nos auxiliar, nos modificar, etc ... Tenho a impressão de que hoje as pessoas preferem as coisas descartáveis, em suma, para que vou ler um livro de 200 páginas se posso assistir televisão??? È uma troca de valores muito perigosa, não sou contra os meios de comunicação em massa, porém creio que tudo têm um limite.
Hoje temos tanta coisa acontecendo para que o livro fica mais popular, escrito conhecidos e populares, como Paulo Coelho, Augusto Cury, Zibia Gaspareto e afins, independente do estilo, seja espiritualista, ficção, biográfico, o importante é que cada vez mais as pessoas se interessem em ler.
Gostaria de indicar um grande evento que vai acontecer em São Paulo este fim de semana, se chama ViraCultura, serão 35 horas de Cultura, isto acontecerá na loja da livraria cultura no conjunto Nacional, para mais informações, segue abaixo o link do site do evento:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/banners/pag_especiais/2009/vira_cultura/programacao.asp
Aproveito também para indicar dois livros que estou lendo:
O primeiro livro, denomina-se “O Mundo de Sofia”, livro que já se tornou clássico, conta, de uma forma simples e atraente, a história da filosofia no mundo. Estou muito interessado, em paralelo aos relatos históricos acontecem fatos na vida da protagonista que se relacionam com o que ela está aprendendo sobre a filosofia.

O segundo livro, denomina-se "Caim", do já famoso escritor português José Saramago, fiquei apaixonado pelas estória de Saramago depois que li “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e depois “Ensaio sobre a Cegueira” (este foi uma indicação de minha querida amiga de blog PatyZ - Ensaio Literal ). Também estou apaixonado pela leitura, baseia-se numa ficção da vida de Caim (personagem bíblico que matou seu irmão, Abel).

Ainda existem muitos outros livros que quero ler, segue abaixo uma lista deles:
_ Intermitências da morte (José Saramago);
_ Cemitério de Pianos (José Luis Peixoto)
_ O Vendedor de Sonhos (Augusto Cury)
_ O Alqumista (Paulo Coelho)
E você??? O que está lendo ??? Me conte, me indique os livros que gostas ...
Até Mais
Muita força, paz e luz à todos.
Post escrito ao som de: Anathema – One Last GoodBye
4 comentários:
Oi Elian!
Que maravilha essa Vira Cultura... eu fico cada vez mais fã da Livraria Cultura. Eles me atendem tão bem...tudo organizado, lindo. Preciso até buscar um livro do Edgar Morin que encomendei mas ainda não tive tempo de passar por lá. Que vergonha, né? O que eu queria mesmo dele está em falta. Se chama : “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.
Intermitências da morte eu li faz tanto tempo que nem me lembro muito bem do enredo mas sei que achei difícil a leitura àquela época (20 anos atrás!). O mundo de Sofia eu iniciei mas parei na metade, porque estava lendo junto com a minha mãe e os marcadores de livro me confundiam. Lembro que estava gostando...uma menina que recebia umas correspondências...Por falar em marcadores de livro, vc viu os que a Livraria Cultura fez com fotos? Uma excelente ideia, ajuda a divulgar artistas e trabalhos pouco conhecidos e que sem essa ajuda, talvez ficassem restritos a um bairro ou cidade. O Alquimista eu tenho aqui, li faz tempo e gostei. Acho Paulo Coelho muito bem resolvido na forma que escreve suas estórias! Faz a gente viajar, traz um pouco de exoterismo, e é uma leitura fácil e gostosa.
Atualmente estou lendo somente os livros da minha pós-graduação e pouco me sobra para ler outras coisas que também adoraria...Caim é um deles, tem o O amor e outros objetos pontiagudos do Marçal Aquino, outro que eu fiquei louca para ler e até dei de presente foi O Vendedor de Sonhos. Adorei esse título! E por falar em sonhos, eu quero realizar o meu mas tá difícil... *rs Vou pedir para o Papai Noel me ajudar, tudo bem se chegar atrasado (!) mas se ele não conseguir, vou esperar meu aniversário e, se ainda assim não der certo...vou ter de fazer as mandingas do Ano Novo! *rs Quero taaaaanto!!!! Já tentei de tudo...
O meu sonho não tem dinheiro que compre!
Adoro quando você dá o ar da graça lá no Ensaio Literal! Curto o seu modo de se expressar, as dicas de música e livros. Cuide-se sim mas não esqueça dos seus colegas blogueiros, ok? Pode se ausentar mas não desapareça. ;-)
Abs,
PatyZ.
Olá Paty, como está?! AHHH que comentário delicioso de se ler, creio que a palavra "obrigado" não é capaz que intensificar todo o meu agradecimento...
Realmente a Livraria Cultura sai na frente na questão de organização e satisfação, também sou grande fã deles, inclusive o clima que eles montaram na loja do conjunto nacional é maravilhoso, as vezes perco uma tarde de sábado apenas viajando e me entretendo nesta loja. Quero ver se consigo passar a madrugada dentro da loja nesta virada, mas o sono anda me perseguindo cada dia mais cedo (as vezes até consigo despistá-lo atrás de uma esquina, porém quando viro novamente, lá está ele a me encarar)... hehehe
Ah os marcadores da livraria cultura são muito legais mesmo, o que estou usando agora tem uma linda foto denominada "Caminhada" da artista Amanda Batista que trabalha na loja de Paço Alfândega - Recife. São dois vultos caminhando sobre uma área que aparenta uma grande secura e ao fundo o vermelho e o amarelo do por-do-sol abrilhanta ainda mais a foto.
Hum, estes desejos que o dinheiro não compram são os melhores, talvez exatamente pelo motivo de não poderem ser adquiridos por permutas. Mas lhe desejo força e persistência para realizá-lo. Uma vez li que, "O mais gostoso ao realizarmos um desejo (ou sonho) não é tanto o prazer de realizá-lo, mas sim, perceber o quanto aprendemos e ensinamos enquanto lutavamos por este desejo (ou sonho)".
Também adoro suas visitas à "Vida Digital" (...hehehe), sabes que és sempre bem-vinda, certo ?!. Também gosto de sua forma de expressar, de suas poesias, e do amor à arte e à cultura que expressas em seus posts. Prometo não desaparecer ...
Muita força, paz e luz
Abraço
Então é capaz de a gente se encontrar por lá.
Adorei estas:
1-Performance - Teatro de entretenimento X Teatro de vanguarda ( não sei se consigo chegar a tempo... embora tenha me interessado muito!)
2- Literatura: Café Cultura / Tema: Sarau Vocabulário ( esse não posso perder!!!)
3- Cinema eu me interessei em ver tudo mas não tenho o dia inteiro para fazer isso, queria muito ver o da Malu Mader mas não vai dar, então escolhi estes:
Sessão Festival Internacional de Curtas de SP
4- Na sessão Bem Estar eu ficaria para ver tudo se não tivesse já um compromisso de manhã e à tarde.
5- Adoro a interpretação e a voz da Ana Cañas! Ela canta muuuito! Mas vou tentar chegar para ver Tema: Painel Evolução Tecnológica
6- Pocket Show
Músicos: Casuarina
Discotecagem
Músicos: DJ Alexandre Matias
Em algum desses estarei...
Divirta-se e bom fim de semana!
Ah não pude ir na ViraCultura, tive que ir para o interior na sexta e só voltei no domingo a noite, mas valeu a pena, consegui resolver muita coias neste fim de semana.
Espero que tenha se divertido muito ...
Muita força e paz à você.
Abraços
Postar um comentário