Olá pessoas, como estão? Por aqui a mesma coisa de sempre, o mesmo escravo da rotina, que por ser rotina se repete de uma forma tão metódica que não pode nem ser classificada como regra, pois esta possui, pelo menos, a honra que ter sua exceção como válvula de escape.
Infelizmente não tive o tempo de passar as fotos de minha viagem para o computador ainda, mas faço aqui uma promessa de publicá-las na próxima semana, isso me ajudará a recordar os momentos que passei por lá.
Mas esta semana foi muito legal, gostei muito, consegui diminuir um pouco o tempo que dedico ao trabalho e comecei a aproveitar meu ócio com coisas que gosto de fazer, uma dessas coisas é a leitura, finalmente consegui terminar de ler “O Ócio Criativo” do Domenico de Masi, filósofo e sociólogo italiano. Esta é uma leitura que recomendo a todos que assim como eu não concordam com este regime capitalista, onde cada dia mais estamos nos escravizando, nos tornando peões no xadrez que é o capitalismo, este livro me ajudou na compreensão de que podemos viver fora das casinhas brancas ou pretas deste jogo.
Na verdade o livro é feito em formato de entrevista, então existem perguntas feita ao sociólogo que as responde mostrando se ponto de vista, nesta respostas Domenico De Mais nos remete ao inicio da atividade trabalhista, fala sobre as teorias de Taylor, Ford entre outros... em suma é um livro obrigatório para todos que queiram entender um pouco mais do que se passa com a sociedade, a econômica e principalmente com o trabalho (seja ele artístico, social ou empresarial) e é claro que o ponto principal das questões e das respostas do livro é o ócio e como utilizá-lo
Para que vocês fiquem com um pouco de água na boca, vou colocar aqui uma entrevista concedida por De Mais à TV Cultura, que encontrei no Youtube.
Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Espero que se deliciem com a entrevista e com o livro também!
No próximo post irei falar sobre um CD que comprei esta semana que me deixou maravilhado...
Um excelente fim de semana!!!
Muita força, paz e luz à todos.
Post escrito ao som de: O Rappa – O Salto
2 comentários:
Elian, para quem andava desorientada esses vídeos caíram como uma luva...ADOREI!!!
Você não imagina como eu estava precisando assistir isso.
Concordo em gênero, número e grau com o Domenico de Masi em muitas coisas que ele mencionou. A arte e a cultura para mim são fundamentais. Essencial a manifestação da arte. Estou me sentindo o próprio vulcão e creio que em breve palavras jorrarão numa explosão de pensamentos sem a preocupação de entendê-los mas de libertá-los.
Fico aqui imaginando como seria incrivelmente satisfatório misturar tudo e simplesmente viver a vida com satisfação, sem stress.
Conhecer, produzir, criar, compartilhar, transformar...
O castelo desabou e eu estou aprendendo a viver fora das casinhas brancas ou pretas deste jogo mencionado. É como sair da escuridão e encontrar a luz. Leva um tempo para a gente se acostumar.
Olá Paty, que bom que você gostou dos videos, realmente o De Masi é um pensador que vai além das pessoas de sua época, enquanto as pessoas estão se preocupando com o "ter", ele se preocupa com o "ser" e creio que partilhamos deste pensamento, né?!?! Não é facil pensar além das casas brancas e pretas mas é preciso.
Felizmente temos as artes e a cultura para que possamos nos refugiar, lutemos para que esta arte e cultura seja acessada por todos para que alienação a cada dia seja substituida pela emoção.
Desejo uma excelente semana para você.
Muita força, paz e luz.
Postar um comentário